Fundador do Partido Novo e um dos principais nomes do cenário liberal, João Amoêdo enalteceu nesta terça-feira (25) nas redes sociais a segurança das urnas eletrônicas.
As declarações publicadas no Twitter surgiram após o político ter visto um vídeo do Tribunal Superior Eleitoral em que o presidente da corte, Luís Roberto Barroso, explica o processo de segurança que envolve os dispositivos.
“Ótimas explicações do Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, sobre a segurança das urnas e como todas as etapas são auditadas por diversos órgãos como PF, MP, partidos, universidades e a sociedade”, escreveu Amoêdo, que listou depois diversas características do processo de apuração.
Ao fim, Amoêdo afirmou, sem mencionar nomes, que “não podemos cair na narrativa de quem quer descredibilizar o sistema eleitoral para questionar os resultados em 2022 e não aceitar o processo democrático” e pediu que seus seguidores assistissem ao vídeo e o compartilhassem.
A declaração de Amoêdo chama atenção pelo fato de a pauta do voto impresso ser, de forma geral, defendida pela direita, inclusive entre liberais. Um deles é o próprio presidente da comissão especial da PEC que debate o mérito do tema: o deputado federal Paulo Martins (PSC/PR). [1]