Presidente do Instituto Mises Brasil, um dos mais conhecidos centros de pensamento de viés liberal, Helio Beltrão dedicou sua coluna nesta quarta-feira (26) na “Folha de S. Paulo” para tratar do tema Felipe Neto.
É que o youtuber, um dos mais populares do país, com um público majoritariamente adolescente, voltou a criticar liberais nas redes sociais – especialmente, no Twitter, onde desabafa sobre política.
Em seu texto, Helio narrou o que chamou de “paradoxo de Felipe Neto” – o youtuber teria ficado multimilionário graças à lógica do capitalismo que tanto critica, pois premia aqueles que atendem as demandas, ainda que estejam “alheios a conceitos abstratos como mérito ‘verdadeiro’ ou valor intrínseco”.
Além de mencionar a obra “A Mentalidade Anticapitalista”, de Ludwig von Mises, Beltrão sugeriu ao influenciador a leitura de outros quatro livros: “As Seis Lições”, também de Mises; “Anatomia do Estado”, de Murray Rothbard; “A Lei”, de Frederic Bastiat; e “A Riqueza das Nações”, de Adam Smith.
“Se [Neto] deseja combater a pobreza e melhorar o Brasil para todos, deve se familiarizar com o que a ciência econômica diz sobre o tema”, concluiu Beltrão. O artigo na íntegra está disponível clicando aqui.