O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS), um dos parlamentares liberais mais conhecidos do Congresso, já larga em boa vantagem caso deseje concorrer, em 2022, ao governo do Rio Grande do Sul. Ao menos é o que indica a pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas com dados divulgados nesta quarta-feira (26).
Segundo a instituição, que ouviu 1.552 eleitores entre os dias 15 e 19 de maio, Van Hattem teria, em dois diferentes cenários, 7,5% e 9,3% das intenções de voto dos gaúchos.
A diferença se baseia na possibilidade de o governador Eduardo Leite (PSDB) disputar ou não reeleição – caso sim, o liberal teria a votação reduzida.
Apesar de a margem ser considerada positiva para um candidato que estrearia na disputa ao Executivo, há outros nomes que constam na frente: além do próprio Eduardo Leite (24,9% de preferência), há a menção ao ministro Onyx Lorenzoni (DEM), que varia, de acordo com o cenário, entre 17,7% a 24%, e Romildo Bozan Jr. (sem partido), presidente do Grêmio, que aparece entre 10,6% e 7,7% dependendo da situação.
Nas eleições de 2018, Marcel van Hattem foi o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, tendo sido eleito com 319.855 votos. Antes, chegou a ser deputado estadual pelo PP e vereador do município de Dois Irmãos. O parlamentar também já foi laureado por duas vezes como melhor parlamentar do país, nos anos 2019 e 2020, pelos leitores do Boletim da Liberdade.
A margem estimada de erro da pesquisa é de 2,5%. Clique aqui para ver a pesquisa na íntegra.