O Partido Novo anunciou no fim da manhã desta segunda-feira (5) que apoia o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. [1]
Em longo texto publicado em seu site oficial, a sigla afirma que tomou a decisão “após detalhada análise técnica, consulta a juristas, discussões e ampla reflexão sobre os fatos apresentados e consolidados pela CPI da Pandemia”.
Dentre o que chamou de “potenciais crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente”, a sigla fundada por João Amoêdo lista “omissões e péssimas ações na gestão da pandemia”, “fortes indícios de prevaricação em denúncia de esquema de corrupção” e “interferência na Polícia Federal, Ministério da Justiça e ABIN”.
Ao fim, o partido afirma que endossa “principalmente o pedido protocolado pelo movimento ‘Vem Pra Rua'” que retrataria 35 tipificações penais em 130 crimes cometidos pelo presidente.
Em comunicado enviado à imprensa, o presidente nacional do NOVO, Eduardo Ribeiro, afirmou ainda que “a pandemia escancarou a incapacidade do presidente de liderar a nação”.