Foi aberto um abaixo-assinado na plataforma Avaaz contra a instalação de uma réplica da Estátua da Liberdade em São Luís, no Maranhão, por ocasião da instalação de uma loja Havan no município.
No texto, assinado por “Coletivo A.”, afirma-se que a Estátua da Liberdade “agride a paisagem urbana de São Luís e insulta nossa história”, com a justificativa de que a escultura trata-se de um “símbolo maior de Nova Iorque, uma das principais alegorias da cultura dos Estados Unidos”.
“São Luís não merece uma réplica da Estátua da Liberdade. NÃO nos curvamos a símbolos que não nos pertencem! NÃO aceitamos falso patriotismo! A estátua NÃO nos representa! Não faz o menor sentido um mero monumento ao marketing na terra de tão ricas manifestações artísticas”, reclamou o texto, que também diz que “não importa se a estátua está sendo erguida em área privada”.
A manifestação também afirma que não há “nada contra o livre mercado, desde que exercido por quem respeita os direitos sociais e trabalhistas”, já pontuando uma crítica ao dono da Havan, Luciano Hang, que é conhecido pela simpatia ao presidente Jair Bolsonaro – na avaliação do coletivo, “um personagem caricato e aventureiro”.
Ao todo, até a publicação desta matéria, mais de 3,7 mil pessoas já haviam assinado o abaixo-assinado. [1]