O senador Flávio Bolsonaro (Patriota/RJ) afirmou ao jornal “O Globo” que enxerga que, com a ida do senador Ciro Nogueira (PP/PI) para o Ministério da Casa Civil (o que deve ser oficializado na próxima semana), o presidente Jair Bolsonaro deve voltar a se aproximar do PP.
Segundo o jornal, Flávio teria pontuado que, agora, “o PP tende a estar em conversas mais próximas para a filiação do presidente Bolsonaro do que os outros partidos com os quais há conversa”.
O PP foi uma das siglas que Bolsonaro, enquanto ainda era deputado federal, esteve filiado. É também o partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), e um expoente do chamado “centrão”.
Como reportado pelo Boletim da Liberdade, a possível ida de Jair Bolsonaro ao Patriota, dada como praticamente certa, mudou com o afastamento de Adilson Barroso da presidência da sigla.
Era Adilson que havia acolhido a entrada de Flávio na sigla e chegou a convidar, pessoalmente, em junho, Bolsonaro a se filiar no partido.
O grupo liderado por Ovasco Resende, que conseguiu na Justiça reverter alterações estatutárias promovidas por Adilson, não tem tanta disposição para ceder controle da sigla à família Bolsonaro.