O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, realizou um firme pronunciamento no fim da tarde desta quinta-feira (5) queixando-se contra o comportamento do presidente Jair Bolsonaro. [1]
No recado, Fux disse que o presidente “tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes”.
“O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes. Como afirmei em pronunciamento por ocasião da abertura das atividades jurisdicionais deste semestre, diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual”, reclamou.
Em tom firme, o magistrado também disse que o STF “segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas, e se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observando as leis e a Constituição”.
Desde a última semana, o presidente Jair Bolsonaro tem intensificado críticas a membros da corte e ao Tribunal Superior Eleitoral. Nesta segunda-feira (2), Bolsonaro foi incluído como investigado no inquérito das fake news, que corre no Supremo.
Assista: