Ex-secretário de desestatização do Ministério da Economia, o empresário Salim Mattar publicou em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (18) uma nota de apoio ao deputado estadual Alexandre Freitas (sem partido), do Rio de Janeiro, que teve sua expulsão do Partido Novo anunciada na mesma data. [1]
“Conte comigo também, Alexandre Freitas! Admiro sua atuação na Assembleia do Rio com projetos liberais e que reduzem o tamanho do estado. Parabéns pelo seu trabalho!”, escreveu Salim.
Apoiador de longa data de organizações liberais, Mattar também aproveitou para criticar o NOVO.
Na mensagem, disse que Freitas “foi expulso porque é um líder, tem seus valores e não é submisso às ideias incoerentes do partido”.
Conte comigo também @freitasnovorj ! Admiro a sua atuação na assembleia do Rio com projetos liberais e que reduzem o tamanho do estado. Parabéns pelo seu trabalho! Você foi expulso porque é um líder, tem seus valores e não é submisso às ideias incoerentes do partido.
— Salim Mattar (@salimmattarbr) August 18, 2021
Como resposta, Freitas prometeu seguir trabalhando “para reduzir o tamanho do estado e para desburocratizar a vida dos indivíduos” e disse que Salim “foi uma grande inspiração na nossa luta exitosa para garantir a privatização da CEDAE”.
Contexto
A expulsão de Freitas após processo disciplinar do NOVO se deu em decorrência da troca de ofensas feitas a um dirigente partidário nas redes sociais.
A decisão colocou um ponto final no longo processo de desgaste que o parlamentar vinha sofrendo na sigla, de quem já tinha também sofrido retaliações públicas, quando foi classificado como tendo uma postura “indecorosa”.
Assim como Bartô, deputado estadual mineiro expulso pelo NOVO no final de julho, Freitas também fazia parte do grupo mais crítico à João Amoêdo, fundador da legenda.
Ambos os mandatários também guardavam entre si duas características: o uso da estética libertária na mesma medida em que flertavam com símbolos e ideias mais alinhados à direita.