O Movimento Brasil Livre confirmou na noite desta quarta-feira (3) a presença do ex-ministro Sérgio Moro em seu evento nacional, a ser realizado na segunda quinzena do mês em São Paulo.
Em vídeo gravado por Moro e divulgado nas redes sociais do movimento, Moro brinca que estará no evento para entrevistar o humorista Danilo Gentili sobre “a candidatura presidencial dele, para saber se é verdade ou apenas um balão de ensaio”.
O ex-juiz faz referência ao discurso de meses do apresentador do SBT que alegava que poderia ser candidato à presidência, o que foi também divulgado pelo MBL. Procurado pelo Boletim da Liberdade para conceder uma entrevista sobre o assunto, contudo, Gentili não respondeu, reforçando a ideia que tudo não passava de uma brincadeira.
.@SF_Moro CONFIRMADO no Congresso do MBL dias 19 e 20 de novembro. Painel será com @DaniloGentili
Garanta seu ingresso em https://t.co/DjsegWqQsR pic.twitter.com/NcofFPrBqG
— MBL – Movimento Brasil Livre (@MBLivre) November 3, 2021
Originalmente, a intenção do MBL era que Moro participasse de um debate entre pré-candidatos à presidência. O Boletim da Liberdade já havia antecipado a possibilidade, em outubro.
Histórico
Surgido em 2013, o MBL ganhou força, especialmente, após 2014, em apoio à Operação Lava Jato. Depois, foi um dos primeiros grupos a apoiarem o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2018, durante a pré-campanha, o grupo apoiou o empresário Flávio Rocha à presidência da República.
Moro, por sua vez, ficou conhecido por ser o juiz responsável pela Operação Lava Jato, no Paraná. Em 2018, deixou a magistratura federal para assumir o cargo de ministro do governo Bolsonaro, do qual desligou-se em 2020 com críticas ao presidente.
Nesta semana, após pouco mais de um ano residindo nos Estados Unidos à trabalho para uma consultoria internacional, o ex-juiz confirmou especulações e anunciou sua entrada na política por meio de uma filiação partidária ao Podemos. Resta, agora, a confirmação sobre qual cargo concorreria em 2022.