O jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou nesta quarta-feira (24) que o deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO/SP) se filiará ao Podemos, partido do ex-ministro Sérgio Moro, que, por sua vez, deve concorrer à presidência em 2022. O Boletim da Liberdade confirmou a informação diretamente com o parlamentar na manhã desta quarta (24).
“Sim, é confirmado. O principal motivo é que eu quero atuar politicamente numa ligação plataforma maior e mais capilarizada”, disse ao Boletim.
Segundo o “Estadão”, o deputado teria, inclusive, obtido um acordo com o NOVO para mudar de partido antes da janela partidária, prevista para o primeiro semestre de 2022. Dessa forma, sugere-se que a sigla não pleiteará a cadeira.
Empresário, o parlamentar foi eleito para seu primeiro mandato em 2018, fazendo parte da primeira bancada do Partido Novo na Câmara. Natural de Campinas (SP), ele obteve 45.298 votos. Entre as pautas que atuou na Casa, ganha especial destaque a luta pela reforma tributária.
Edição às 19h30 do dia 24/11: o Partido Novo entrou em contato com o Boletim da Liberdade para esclarecer que, a despeito do informado no jornal “O Estado de S. Paulo” e repercutido pelo Boletim, ainda não foi decidida a liberação do deputado federal Alexis Fonteyne da sigla. “O deputado teve conversas com o Departamento de Apoio ao Mandatário e o assunto chegou no Diretório Nacional para discussão, mas ainda não foi aprovado, é um tema sensível e cheio de impactos que estão sendo avaliados com o devido cuidado”, disse.