Pré-candidato à presidência da República pelo Partido Novo, Felipe d’Avila sustentou nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (29) que “nação democrática que preza a liberdade não pode ter orçamento secreto”.
“Todos queremos saber como o nosso dinheiro é gasto pelo governo. ‘Orçamento secreto’ significa usar o dinheiro do povo para fazer coisa errada. Se fosse coisa certa, não precisava ser secreto”, criticou. [1]
O assunto voltou à tona nesta semana porque, ainda nesta segunda (29), deve ser deliberado pelo Congresso Nacional um projeto que aborda o pagamento de verbas, assunto que já foi alvo de medida liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para opositores, as chamadas emendas do relator são uma forma de o governo cooptar apoiadores no Congresso, o que feriria a impessoalidade na administração pública.
Uma nação democrática que preza a liberdade não pode ter orçamento secreto. Portanto, todos queremos saber como o nosso dinheiro é gasto pelo governo. "Orçamento secreto" significa usar o dinheiro do povo para fazer coisa errada. Se fosse coisa certa, não precisava ser secreto.
— Felipe d'Avila (@lfdavilaoficial) November 29, 2021