O ex-presidente Lula (PT) compartilhou nas redes sociais nesta terça-feira (4) uma publicação do site “Brasil de Fato”, de viés progressista, que abordou a revogação da reforma trabalhista espanhola.
“É importante que os brasileiros acompanhem de perto o que está acontecendo na reforma trabalhista da Espanha, onde o presidente Pedro Sanchez está trabalhando para recuperar direitos dos trabalhadores”, escreveu Lula. [1][2]
É importante que os brasileiros acompanhem de perto o que está acontecendo na Reforma Trabalhista da Espanha, onde o presidente Pedro Sanchez está trabalhando para recuperar direitos dos trabalhadores.https://t.co/c4vH9SNXxH
— Lula (@LulaOficial) January 4, 2022
Na reportagem mencionada por Lula, é noticiado que a Espanha “começa 2022 com nova legislação, que revoga os efeitos nocivos da reforma trabalhista de 2012”.
“A reforma trabalhista da Espanha de uma década atrás foi uma das ‘inspiradoras’ da ‘reforma’ feita no Brasil em 2017, sob o governo de Michel Temer. Lá como aqui, o pretexto de baratear as contratações para se criarem mais empregos fracassou. Isso porque a principal consequência foi a precarização do trabalho e a criação de vagas mal remuneradas, com menos direitos e condições ruins de trabalho”, diz a notícia.