O grupo “Pró-Monarquia”, organização que representa os descendentes de Dom Pedro II que reivindicam o trono brasileiro, marcou para o próximo domingo (9) um evento de “aclamação à Família Imperial”. [1]
A data foi escolhida por marcar os 200 anos do episódio conhecido como o “Dia do Fico”, em que Dom Pedro I se recusou a voltar a Portugal e, meses depois, proclama a independência do Brasil, em setembro.
A ideia, de acordo com a organização, é que “veteranos e jovens monarquistas” possam saudar os descendentes de Pedro II que estarão em São Paulo e no Rio – respectivamente, Bertrand de Orleans e Bragança e seu primo Fernando, que representarão Dom Luiz, chefe da Casa Imperial, pretendente ao trono e que possui idade avançada.
200 anos da independência
O bicentenário da independência do Brasil levou, aliás, a Casa Imperial a lançar uma marca comemorativa.
De acordo com o grupo, a independência de Portugal se deu “não ao modo revolucionário, mas sim como um filho que, ao atingir a maioridade, deixa o lar paterno – fator sublimemente representado na bonita relação entre o Imperador Dom Pedro I e seu pai, o Rei Dom João VI”.
“O Brasil, afinal, conservou de Portugal a Fé, a língua, a cultura e mesmo a Monarquia como forma de governo”, avalia a entidade. [2]