Chegou ao final o 5º Prêmio Boletim da Liberdade, iniciativa que, desde 2017, busca reconhecer e estimular os diferentes esforços em defesa da liberdade no Brasil.
Contando com a participação de mais de 4 mil leitores e organizado em quatro fases, dentre a qual está a fase final restrita a assinantes que ocorreu entre os dias 17 e 22 de janeiro, foram eleitos os vencedores das modalidades personalidade, parlamentar e organização do ano de 2021.
Como personalidade do ano, os assinantes do Boletim da Liberdade elegeram Raphael Lima. YouTuber, ativista político e dono da canal “Ideias Radicais”, que conta com mais de 644 mil inscritos e 128,3 milhões de visualizações, Lima recebe pela primeira vez a condecoração do Boletim.
Atualmente, seus conteúdos alcançam milhares de brasileiros todos os dias e Lima é um dos principais influenciadores de viés libertário do YouTube no país. Tamanha popularidade é medida, por exemplo, pelo apelo que tem entre jovens liberais nos eventos que participa.
Como parlamentar do ano, foi eleito pela terceira vez consecutiva o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS). Mais votado no Rio Grande do Sul em 2018, van Hattem é uma das principais referências quando se fala da ascensão da nova geração de liberais na política eleitoral.
Como organização do ano, os assinantes do Boletim da Liberdade elegeram, também pela terceira vez, o Partido Novo. Oficializada junto ao Tribunal Superior Eleitoral em 2015, a agremiação sagrou-se como principal partido liberal do país e enfrentou em 2021 um ano de definições e renovação.
No primeiro semestre daquele ano, o NOVO se posicionou oficialmente como uma sigla de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro e, ao fim, optou pelo lançamento da pré-candidatura de Felipe d’Avila à presidência da República em 2022.
O Boletim da Liberdade agradece a todos aqueles que participaram e se engajaram durante todas as fases do prêmio e parabeniza os vencedores e todos os demais finalistas e semifinalistas que tiveram importante papel na luta pela liberdade.
Finalistas e Semifinalistas
Personalidade do Ano: Raphael Lima, Arthur do Val, Kim Kataguiri, Jéssica Szminski, João Amoêdo, Olívia Sensata, Pedro Duarte e Renan Santos
Parlamentar do Ano: Marcel van Hattem, Kim Kataguiri, Bruno Souza, Daniel José, Gilson Marques, Pedro Duarte, Tiago Mitraud e Vinicius Poit
Organização do Ano: Partido Novo, Brasil Paralelo, Movimento Brasil Livre, Central Única das Favelas, Instituto de Formação de Líderes, Livres, Ranking dos Políticos, União da Juventude Livre