O presidente Jair Bolsonaro se manifestou neste sábado (26) em seu perfil no Twitter sobre a posição brasileiro a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia. Sem citar os nomes dos dois países, o presidente garantiu que a postura do Brasil não deixou margem a ambiguidades. [1]
“A posição do Brasil em defesa da soberania, da autodeterminação e da integridade territorial dos Estados sempre foi clara e está sendo comunicada através dos canais adequados para isso, como o Conselho de Segurança da ONU, e por meio de pronunciamentos oficiais”, sustentou o presidente da República.
Bolsonaro enfatizou ainda que o foco de seu governo é “garantir a segurança do nosso país, proteger os interesses do nosso povo, auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram nas regiões conflagradas e contribuir para uma resolução pacífica do conflito”. O presidente fez questão de ressaltar as ações tomadas com esse objetivo.
“Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres”, sintetizou.
No Conselho de Segurança da ONU, o embaixador brasileiro declarou voto a favor de uma resolução contra a invasão russa. A resolução, porém, foi vetada pela embaixada da Rússia. China, Emirados Árabes Unidos e Índia optaram pela abstenção. [2]