Um dos cenários estimulados promovidos pela mais recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas em São Paulo divulgada nesta segunda-feira (2) explica aos eleitores paulistas quais seriam os apoios nacionais dos principais candidatos a governador.
Tendo como opções “Fernando Haddad, com o apoio de Lula para presidente”, “Tarcísio de Freitas, com o apoio de Jair Bolsonaro para presidente” e “Rodrigo Garcia, com o apoio de João Doria para presidente”, o instituto pediu que o entrevistado dissesse qual votaria.
Comparando com o resultado da mesma pesquisa sem o estímulo e desconsiderando outros candidatos, o resultado surpreendeu e aponta o ex-ministro de Jair Bolsonaro já tecnicamente empatado com Haddad na liderança da corrida ao Palácio dos Bandeirantes.
Fernando Haddad (PT) chega a 31,6% (sem o estímulo, tinha 34,2%), Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai a 30,1% das intenções de voto (antes, tinha 19,5%) e Rodrigo Garcia (PSDB) vai a 9,2% (antes, tinha 8,6%).
Ao todo, o levantamento ouviu 1.820 eleitores por meio de entrevistas pessoais face a face entre os dias 24 e 29 de abril de 2022. A margem de erro é de aproximadamente 2,3%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº SP-01683/2022.
Veja a íntegra da pesquisa clicando aqui – cenários 3 e 4 considerados nesta matéria.