O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta semana que começará a subsidiar planos de internet banda larga para famílias de baixa renda do seu país. Esse era um dos pontos de seu plano de governo.
De acordo com informações trazidas pelo jornal “The Washington Post”, a iniciativa já conta com o apoio de mais de 20 empresas, incluindo as conhecidas AT&T e Comcast, que concordaram em criar planos com amplos descontos.
O preço subsidiado às famílias qualificadas, dessa forma, deve ficar em torno de US$ 30 e, ao todo, a velocidade de internet deve ser de 100 megabits por segundo.
Para a Casa Branca, a velocidade seria “rápida o suficiente para trabalhar em casa, trabalhos escolares, navegar na internet e assistir filmes”.
Biden, por sua vez, afirmou que a “internet de alta velocidade não é mais um luxo, e sim uma necessidade”.
A Casa Branca acredita que o programa cobrirá cerca de 48 milhões de lares ou 40% do país. Mais de 11 milhões de famílias já se inscreveram.
Apesar do valor subsidiado, há quem defenda que o preço final para o consumidor deva ser gratuito, dado que famílias de baixa renda teriam dificuldade em pagar mesmo US$ 30 mensais. O plano também tem como alvo atingir famílias que residem no ambiente rural.