A associação liberal Livres foi escolhida como uma das finalistas do programa de prêmios Templeton Freedon Award, promovido pela Atlas Network. A iniciativa homenageia e premia projetos que propõem soluções liberais para seus respectivos países.
Neste ano, serão distribuídos cinco Prêmios Regionais da Liberdade (um por continente), no valor de até US$ 10.000, com direito a reconhecimento no Fórum Regional da Liberdade. Entre os finalistas da América Latina estão: IDEAS Lab (Costa Rica), Students for Liberty Brazil (Brasil) e Livres (Brasil).
O Livres foi escolhido como um dos finalistas graças ao trabalho do movimento pelo avanço do novo Marco Legal do Saneamento Básico, responsável por reformular a estrutura de funcionamento do setor, até então dominado por empresas estatais de esgoto e tratamento de água, em favor da atração de investimento privado. Superando os entraves da burocracia, o novo marco regulatório aprovado com apoio do movimento pretende permitir que o Brasil alcance suas metas de acesso à água potável para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90% de sua população até 2033.
“Nos sentimos honrados por estarmos entre os finalistas de um prêmio tão importante quanto o Prêmio Liberty da América Latina, que valoriza ideias liberais inovadoras para a região. A alegria é ainda maior por ser o reconhecimento a um projeto de impacto social tão grande, valorizando o liberalismo como fonte de soluções para ampliação da dignidade humana diante de desafios sociais tão comuns à nossa região”, explica o diretor executivo do Livres, Magno Karl.