A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) disse, em entrevista ao canal “Opera Mundi” nesta quarta-feira (8), que vê com interesse o modelo de desenvolvimento chinês, que chamou de “socialismo de mercado”. [1]
“Temos que ver para onde a China caminha. Se, de fato, conseguirão um processo de transformação que acompanha o social, o cultural, o econômico e o democrático. Porque esse é um grande desafio e não houve ainda uma experiência histórica que permita isso”, ponderou Dilma.
A ex-presidente também afirmou que esse seria o “grande sonho da humanidade há muito tempo”.
A petista também destacou a importância do que chamou de “desenvolvimento ambientalmente correto e a capacidade de a gente ter uma relação com a natureza que não é essa que eleva a temperatura, a emissão de gases efeito estufa e que cria pandemia e doenças”, segundo ela.
“Talvez, nós estejamos em um momento histórico em que se amadureceu mais as condições para que a gente pense a respeito de uma outra sociedade que é possível, uma sociedade socialista democrática que seja de fato uma sociedade que contemple o meio ambiente. Eu acompanho muito a experiência chinesa porque acredito que eles têm feito algumas inovações, principalmente porque tem algumas coisas interessantes na capacidade do chamado socialismo chinês de mercado. Acho ele muito interessante”, destacou.
Veja, abaixo, a fala na íntegra: