O Livres foi premiado no México como a melhor iniciativa liberal da América Latina. O trabalho desenvolvido para apoiar Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil, que foi aprovado em 2020 e contou com um esforço de articulação da entidade junto aos parlamentares no papel de organização da sociedade civil, foi reconhecido pelo Prêmio Liberty de 2022.
De acordo com a entidade, o investimento privado no setor aumentou em mais de R$ 30 bilhões após a aprovação.
O Prêmio Liberty da América Latina de 2022 faz parte do Programa de Prêmios Templeton Freedom Award da Atlas Network, patrocinado pelo Templeton Religion Trust e homenageia projetos que propõem soluções liberais para seus respectivos países.
Neste ano foram distribuídos cinco Prêmios Regionais da Liberdade (um por continente), no valor de até US$ 10.000, com direito a reconhecimento no Fórum Regional da Liberdade.
“Estamos muito felizes de termos sido premiados e de representar o Brasil com esta vitória, especialmente porque ela representa a valorização do liberalismo focado em impacto social, não nas polêmicas do momento. Mas sabemos que o trabalho pela liberdade neste país é árduo e diário, por isso precisamos de cada vez mais iniciativas liberais empenhadas em levar mais oportunidade e poder de escolha para todos”, afirma o diretor-executivo do Livres, Magno Karl, que recebeu o prêmio no México.