O deputado federal Kim Kataguiri (União) celebrou nesta quinta-feira (7) o fato de, por meio de obstrução, a chamada PEC Kamikaze ter tido a tramitação suspensa provisoriamente na Câmara dos Deputados.
A medida, como se sabe, tem encontrado críticas por permitir o furo do teto de gastos em pleno ano eleitoral.
“Trabalhamos em conjunto com a assessoria com questões de ordem para que pudéssemos obstruir a votação, que é absolutamente ilegal. O presidente da Câmara, Arthur Lira, atropelou diversos dispositivos regimentais, nós detectamos cada uma das vezes que o regimento foi rasgado, e nós teremos mais questões de ordem para apresentar no segundo turno da PEC, caso a PEC volte para a pauta”, explicou Kataguiri.
O parlamentar classificou ainda que a Proposta de Emenda à Constituição é “populista, demagógica e […] absolutamente irresponsável do ponto de vista fiscal”.
“Você não ajuda as pessoas com política social sem política fiscal. Política social sem política fiscal é demagogia, populismo. Quem mais sofre com alta do dólar, com a inflação, com a alta da taxa de juros, são os mais pobres. É isso o que eles querem fazer: acabar com o teto de gastos, com a regra de ouro, para promover demagogia barata”, opinou.
Veja, abaixo, o vídeo completo: