Faleceu nesta sexta-feira (15), em São Paulo, aos 84 anos, Luiz de Orleans e Bragança, mais conhecido como Dom Luiz. [1]
Primogênito de Pedro Henrique de Orleans e Bragança e bisneto da Princesa Isabel, Luiz era o Chefe da Casa Imperial do Brasil desde 1981 e reconhecido pela maioria dos monarquistas como o herdeiro de direito ao trono brasileiro caso o país ainda vivesse sob aquele regime.
Nascido ainda durante o exílio da Família Real, em 1938, Luiz de Orleans e Bragança já vinha enfrentando problemas de saúde há anos.
Com o passamento, assume a chefia da Casa Imperial seu irmão Bertrand de Orleans e Bragança, que há muitos anos já vinha sendo o principal porta-voz dos descendentes de Dom Pedro 2º que reclamam direitos dinásticos.
Em comunicado oficial publicado pela “Pró-Monarquia”, órgão de comunicação da Casa Imperial, “informações sobre as exéquias serão disponibilizadas oportunamente” e Bertrand pede a todos “orações em sufrágio da alma do augusto falecido”.
No Brasil, a monarquia teve término oficialmente em 15 de novembro de 1889.
Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, ocorrido hoje, dia 15 de julho de 2022, na cidade de São Paulo, aos 84 anos de idade. pic.twitter.com/hi7p3M6QxH
— Pró Monarquia (@ProMonarquia) July 15, 2022