O Livres lançou na última quinta-feira (18) em seu canal no YouTube uma websérie com o objetivo de discutir problemas estruturais do Brasil à luz de princípios liberais. A iniciativa foi batizada como “Brasil invertebrado”.
Ao todo, a produção terá 6 episódios, que serão divulgados gradualmente. O primeiro tem como título o questionamento sobre “por que a política no Brasil é tão ruim”.
“Em meio ao clima de polarização de personalidades, esta série é resultado do nosso compromisso em apresentar soluções para o país. Não bastava apontarmos os problemas que travam o nosso futuro, então escalamos um time de peso para debater diretrizes importantes que podem auxiliar o eleitor a refletir melhor sobre os fatores que devem nos levar ao voto”, explicou Mano Ferreira, diretor de comunicação do movimento, em comunicado enviado à imprensa.
O nome da produção é uma “referência à obra do filósofo liberal José Ortega y Gasset que trata sobre o clima polarizado na Espanha de 1917”.
A série conta com a participação de especialistas como a economista Elena Landau; do ex-presidente do Banco Central e idealizador do Plano Real, Persio Arida; do pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV), Samuel Pessôa; do doutor em Direito Processual e consultor jurídico do Livres Irapuã Santana, entre outros.
Veja abaixo a listagem dos episódios:
1. Por que a política brasileira é tão ruim? (Persio Arida, Elena Landau, Deborah Bizarria e Magno Karl)
2. Por que tá tudo tão caro? (Samuel Pessoa, Persio Arida, Vinicius Botelho)
3. Como gerar empregos? (Cecília Machado, Samuel Pessoa, Sandra Rios)
4. Por que o Brasil é tão violento? (Leandro Piquet, Irapuã Santana)
5. Como melhorar a educação pública? (André Portela, Elena Landau)
6. Como preservar o meio ambiente? (Natalie Unterstell, Samuel Pessoa)