O economista liberal Joel Pinheiro da Fonseca, colunista da “Folha de S. Paulo”, defendeu nesta terça-feira (8) em sua coluna no jornal paulista que os democratas lutem no “jogo de comunicação e formação de vínculos de confiança”.
“Está se iludindo quem acha que basta o Supremo agir. É no campo do debate público radicalmente democrático que teremos que vencer esta guerra”, avaliou.
Reconhecendo o que o Judiciário teve um papel para limitar o que chamou de “desejos golpistas”, Joel sustentou que “passado o momento crítico das eleições, em que barrar fake news e comportamentos desonestos tem o objetivo de curto prazo de impedir a manipulação do eleitorado”, é preciso “entender que a vitória sobre a desinformação e o golpismo não se dará com a limitação de discursos”.
“No debate público, cresce a percepção de que pessoas estão sendo censuradas por fazer questionamentos honestos. Na sociedade atual, em que todos têm voz, a liberdade de expressão é incontornável. Se não quisermos um controle verdadeiramente chinês sobre a internet – e não queremos -, a estratégia para combater a desinformação terá que apostar na informação e na transparência”, escreveu.
Leia a íntegra da coluna no site do jornal clicando aqui.