fbpx

Peraí, Senhor Fraga, que história é essa?

Compartilhe

Armínio Fraga é homem de negócios com sucesso comprovado pelo patrimônio e renda que possui. Ele tem dupla cidadania, tanto é brasileiro, como é norte-americano. É tido como liberal, pois que em nossa pátria consideram-se liberais os empresários que juntam dinheiro e têm fortuna, além daqueles que estudam nos livros liberais. Mas, sabe-se que, em razão do que defende e do que fez enquanto esteve no governo, de liberal Armínio tem pouco ou nada e me dispenso de tomar o tempo dos leitores com as comprovações. Basta voltar às notícias do tempo em que ele foi Presidente do Banco Central e um dos gerentes da economia nacional com voz ativa.

Ele defendeu a autonomia do Banco Central do Brasil, participou de oito anos dos governos do Presidente Fernando Henrique Cardoso e durante um tempo foi Presidente do Banco Central, mas foi preciso Paulo Guedes aparecer pendurado no tumultuado governo de menos de 4 anos de Jair Bolsonaro, para que a autonomia do Banco Central se tornasse realidade legal.

Armínio Fraga não é ingênuo. Ele votou no Lula e votou no Marcelo Freixo. Um para ser presidente do Brasil e o outro para governar o estado do Rio de Janeiro e gente como Armínio Fraga não vota simplesmente, mas ajuda, apoia e chancela as escolhas dos amigos e das pessoas que dão ouvidos às suas opiniões. Então, o voto de Armínio Fraga no Lula e no Marcelo Freixo não é um voto simplesmente.

Agora leio no Boletim da Liberdade o grito de arrependimento de Armínio Fraga, com um argumento que subestima a inteligência de quem parar para ouví-lo. Diz ele: “Tínhamos esperança para [repetir] o sucesso do [governo] Lula 1 [2003-2006]. No entanto, o que temos visto aponta mais para o governo Lula 2 [2007-2010] ou até mesmo [o governo] Dilma. Vários sinais já foram dados e eles incluem vários comentários negativos sobre responsabilidade fiscal, que apontam para políticas no que dizem respeito a bancos públicos, estatais, em um sentido intervencionista. O todo é bem preocupante”.

Prestem atenção! Armínio diz que votou no Lula com a esperança de conseguir ter o retorno da gestão praticada por ele quando assumiu pela primeira vez a Presidência da República e cita a título de crítica os demais períodos de governo do mesmo Lula, seja como presidente, seja como mentor e conselheiro de Dilma Rousseff. Daí, cabe a pergunta: O que viu de bom o senhor Fraga no primeiro período de governo do Lula? Uma economia internacional em crescimento, que beneficiou a economia nacional menos do que poderia, pois o Estado Brasileiro é pesado, caro e ineficiente desde sempre? Armínio, porventura, aplaude o ato do Presidente Lula que, no lugar de conseguir a autonomia do Banco Central, queimou energia para blindar o presidente da autarquia, Henrique Meirelles, com o título de ministro, para que o cidadão não fosse incomodado pela Justiça, como aliás, tentou fazer Dilma Rousseff em favor do próprio Lula?

Desconfio que Armínio Fraga votou no Lula e no Marcelo Freixo para dar um troco ou um tranco no Jair Bolsonaro e isso me lembra o discurso que fez Michael Moore, documentarista, em Ohio, solo Republicano, quando lá esteve na campanha de 2016 para a Presidência dos Estados Unidos. Moore foi lá na cova dos leões defender a candidatura de Hillary Clinton. Depois de um discurso inteligente, e com argumentos consistentes, Moore fez um alerta: “Assim, no dia 8 de novembro, dia da eleição, o revoltado vai caminhar para a cabine de votação, pegar uma cédula, fechar a cortina e com uma caneta colocar um X bem grande no nome do seu candidato, que ameaça derrubar o próprio sistema, que arruinou suas vidas… A eleição do Trump será o seu grito de foda-se o sistema. O maldito sistema. E todos se sentirão bem… por um dia, por uma semana… por um mês. E então, se arrependerão, porque usaram o voto para exprimir uma revolta. Estarão ferrados”.
É uma boa resposta para os arrependimentos do Senhor Fraga. Não?

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?