A liberdade para pensar sem a liberdade para expressar o livre pensar causa angústia, dor e depressão. Mesmo assim, não há como fugir do pensar. Os juízes, as cadeias, os ditadores, não nos impedem de pensar. As buscas e apreensões aconteçam onde acontecerem, não levarão o pensamento. A ignorância pode moldar a liberdade para pensar, mas não a impede. Só a morte nos tira a liberdade para pensar, porque o livre pensar vem ao corpo com a vida. “Se penso, logo existo”.
A liberdade para expressar o pensamento, esta sim, pode ser banida, quando se impede que o pensamento ganhe vida no mundo pela escrita, pelos cânticos, pelo desenho e até pelo silêncio. O silêncio é um dos modos para se expressar o que vai no pensamento. Jesus Cristo – estamos a lembrar dele nestes dias – ficou em silêncio diante de Pilatos e da multidão que o condenou. Ele sabia que dizer alguma coisa que não representasse reconhecer a culpa por suas virtudes não o livraria da Cruz e com o silêncio disse mais sobre a injustiça do que falou toda a turma que gritava “crucifica-o, crucifica-o”. Mas, nem todo silêncio exprime virtude. Há mais silêncio na covardia do que na coragem. O silêncio é, na maior parte das vezes, um vício e não virtude, mas é uma forma de expressar o pensamento.
Portanto, nem eu nem você precisamos de leis ou juízes, seja do que for, para garantir a liberdade que temos para pensar, mas necessitamos sim dos meios para expressar o que vai no pensamento, sob pena de enlouquecermos ou de sermos apanhados pela depressão.
Tem gente no mundo com o dom de construir esses meios e faz isso com dedicação. Incluo nesse grupo de gente dedicada a construir as estradas por onde o pensamento caminha, os jovens Pedro Rafael, Gabriel Menegale e Lucas Berlanza, três jovens que são, para mim, a representação do veículo magnífico chamado Boletim da Liberdade. Os três, cada um com o seu modo próprio de representar o Boletim, ofereceu ao mundo do pensamento a liberdade para chegar a outros mundos.
Desde 2019, os meus finais de semana no culto à liberdade do pensamento são dedicados a expressar o que penso através do Boletim da Liberdade. Isso tem sido possível pelo trabalho de um grupo de liberais representado pelo trio.
Sou grato a todas as pessoas que permitiram a existência do Boletim da Liberdade, veículo que tem cumprido um papel essencial para o exercício da liberdade de expressão.