A partir da próxima semana, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, ALESC, terá frente da Liberdade Econômica. O requerimento de instalação da frente foi feito pelo deputado Matheus Cadorin, do Partido NOVO, e teve todas as assinaturas necessárias para iniciar os trabalhos.
O deputado catarinense destacou que essas ações são uma demonstração prática de como se manterá seu mandato. “A defesa da inovação e do empreendedorismo, com a diminuição de impostos e taxas, desburocratização para abertura, manutenção e fechamento de empresas e tantas outras atividades que serão executadas para apoiar o empreendedor”, explicou Cadorin.
Uma frente parlamentar é formada por grupos de deputados de diferentes partidos para promover debates sobre temas específicos. As reuniões geralmente trazem entidades do setor, órgãos públicos e especialistas para compreender a legislação daquele tema.
Sangue “NOVO”
Matheus Cadorin, 42, será coordenador da nova frente da Liberdade Econômica (Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e da Inovação). Ele foi eleito com 12.390 votos em sua primeira tentativa. O parlamentar é natural de Joinville, onde esteve à frente dos Bombeiros Voluntários. Cadorin é formado em Relações Internacionais, tem experiência na área de gestão e foco na aceleração de startups.
O deputado estadual assumiu a cadeira de Bruno Souza, que não concorreu a reeleição e disputou o cargo de deputado federal pelo NOVO. Como o partido fez apenas uma cadeira para o cargo, o deputado federal Gilson Marques retornou à Brasília para mais quatro anos de mandato.
Souza também conduziu uma frente parlamentar de defesa da liberdade econômica e da desburocratização. Entretanto, como pede o regimento, uma frente parlamentar é encerrada com o fim de uma legislatura.
Livre Mercado
Em Brasília, a Frente Parlamentar do Livre Mercado reuniu mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores, na última legislatura. Entre as principais pautas estava o debate sobre pautas liberais e o desenvolvimento de ações que melhorem o ambiente de negócios brasileiro.