A capital mineira vai aprimorar o processo de adoção de espaços públicos por cidadãos, empresas e associações. O projeto “Adote o Verde” é de autoria da bancada do NOVO e foi aprovado, na última quarta-feira (12) pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. A proposta de Marcela Trópia, Fernanda Pereira Altoé e Braulio Lara tem como missão trazer mais pessoas que possam ajudar na manutenção de equipamentos municipais.
De acordo com a bancada, o principal avanço do projeto é a melhora nas contrapartidas para a pessoa física ou jurídica que adotar o equipamento público. Em troca da manutenção, implantação ou reforma do espaço público, o adotante poderá explorar diferentes tipos de publicidade, de acordo com o termo de cooperação firmado com a Prefeitura. Além disso, também poderá acrescentar cooperadores nas publicidades e realizar eventos no espaço.
“Em Belo Horizonte, é bastante comum que comerciantes ou associações de moradores, por exemplo, adotem praças, parques e outros equipamentos que estão abandonados pela Prefeitura. O problema é que, mesmo investindo um recurso grande no espaço público, o adotante só recebia em troca uma placa pequena. Era proibido até mesmo de fazer uma feira, um evento ou uma panfletagem ali no local. O projeto vem pra tornar essa troca mais justa e mais atrativa para quem também ama BH e quer ajudar a cuidar da cidade”, explica Marcela Trópia.
O projeto foi aprovado em 2º turno com 36 votos favoráveis e 3 contrários. Agora segue para a redação final e envio para sanção do prefeito.