O deputado federal Alex Manente (Cidadania/SP) entra para a lista dos votos contrários ao PL da Censura. Não é a primeira vez que o parlamentar se posiciona contra a medida. Primeiramente, o deputado votou “não”, quando a urgência do PL 2630/20 passou por votação na Câmara dos Deputados, que reprovou a medida por oito votos.
Ainda em 2020, quando o projeto começou a tramitar no Congresso Nacional, o parlamentar usou as redes sociais para criticar a iniciativa. À época, ele chamou o PL 2630 de “verdadeira afronta à liberdade de expressão”. Manente complementou dizendo “precisamos combater notícias falsas com rigor, mas não por meio do PL que deixa nas mãos do governo o direito de censurar o que não lhe convém”.
O deputado federal paulista é associado ao Livres, movimento político brasileiro que defende o liberalismo econômico e social. Como líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, logo no início da nova legislatura Manente declarou independência ao governo Lula.
Placar do PL da Censura
O deputado federal Alex Manente está na lista dos 139 deputados federais que declararam voto contrário ao PL da Censura. Outros 101 deputados se posicionaram a favor do PL 2630, enquanto 273 não se manifestaram. Para conferir a lista completa acesse o site www.pldacensura.com.