Na véspera da votação da urgência do PL da Censura na Câmara dos Deputados, políticos bolsonaristas realizaram uma live contra o projeto. Estavam presentes na transmissão os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL/SP), Nikolas Ferreira (PL/MG), Mário Frias (PL/SP) no canal do jornalista Paulo Figueiredo. Cerca de 14 mil pessoas acompanharam a live sobre o projeto apelidado “PL das Fake News”.
O deputado Mário Frias afirmou durante a transmissão que todo o PL é um absurdo, mas que o maior absurdo de todos é que não existe um texto final. “A gente não consegue nem saber do que se trata. Não se instalou nenhuma comissão para que a gente possa discutir isso de maneira transparente com a sociedade”, questionou o parlamentar.
Enquanto isso, o deputado federal de segundo mandato, Eduardo Bolsonaro, explicou como funciona a tramitação de projetos de lei em regime de urgência. O parlamentar ainda criticou pontos do texto que trazem retrocesso para a mídia brasileira. “O PL 2360 empodera a mídia tradicional e volta ao que era no passado, porque se nós não pudermos falar o que quisermos porque vamos ser censurados pelo ‘ministério da verdade’, obviamente o foco vai se voltar para a mídia tradicional”, afirmou Bolsonaro.
Publicidade x Desinformação
O PL 2630 está em tramitação desde 2020 no Congresso Nacional. Após aprovação no Senado, o projeto foi rejeitado na Câmara por oito votos. O texto do relator Orlando Silva (PCdoB/SP) circula informalmente entre os grupos políticos, e mesmo sendo um projeto que recebeu apelido de “PL das Fake News”, a palavra desinformação aparece apenas quatro vezes. Por outro lado, a palavra publicidade aparece 36 vezes.
Nikolas Ferreira citou como exemplo os microempreendedores que terão mais dificuldade para fazer propaganda de seus negócios. “Meu tio é montador de móveis, ele quer colocar nas plataformas digitais ‘quero pagar tanto aqui para divulgar’, ou então uma manicure que quer divulgar o serviço. Além de tudo, esses microempreendedores vão ter que mostrar o segredo do seu negócio, do seu tráfego”, afirmou o mineiro
Placar do PL da Censura
Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira e Mario Frias estão na lista dos 146 deputados federais que declararam voto contrário ao PL da Censura. Outros 101 deputados se posicionaram a favor do PL 2630, enquanto 266 não se manifestaram. Para conferir a lista completa acesse o site www.pldacensura.com.