Desde às nove da manhã, manifestantes recebem deputados no desembarque do Aeroporto de Brasília com cartazes contrários ao PL da Censura. Nesta terça-feira (25), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), colocará em votação a urgência do PL 2630/2o. O projeto recebeu o apelido de parte da mídia de “PL das Fake News”. Dessa forma, a decisão movimentou pessoas como o jornalista Rodrigo Yassuo, que anseia pela liberdade de expressão.
“O mais importante é você poder falar nas redes sociais e não ter um controle sobre você. O marco regulatório da internet já define isso, que você pode falar, mas que você será submetido perante o rigor da lei. Agora eles querem escolher o que você pode falar ou não. Por isso estamos aqui nos manifestando, para pressionar os deputados a votarem não ao PL da Censura”, explicou o paulista.
A ação foi organizada pelo movimento estudantil União Juventude e Liberdade (UJL), que promoverá outras manifestações nos próximos dias. Entre cantos de “sim à liberdade, não à censura”, o fundador da UJL, João Ferreira, fez duras críticas à votação do PL. “Todo dia é um absurdo atrás do outro. Agora o governo se mobiliza para aprovar um projeto que vai censurar as pessoas na Internet usando a desculpa de combater as fake news”, declarou.
Placar do PL da Censura
Com a finalidade de mostrar os posicionamentos dos deputados federais sobre o PL da Censura, está ativo o site www.pldacensura.com. São 151 parlamentares contrários à medida e 101 favoráveis. Enquanto o restante que ainda não se posicionou. Confira.
Serviço
Manifestação na Câmara dos Deputados
Data: 26/04 (quarta-feira)
Horário: 9h às 13h no Anexo II | 16h às 21h na galeria do plenário da Câmara
Os interessados em participar da ação contra o PL da Censura em Brasília podem entrar no grupo do WhatsApp.