O placar que acompanha a intenção de votos do PL da Censura teve uma reviravolta. Depois da aprovação da urgência do PL 2630/2020 na última terça-feira (25) por 238 votos favoráveis contra 192 votos contrários, diversos parlamentares mudaram de opinião. Muitos sequer votaram na urgência e outros que votaram a favor vieram a público divulgar manifestação contrária ao mérito. Com os novos posicionamentos dos deputados, no fechamento desta matéria, o placar chegou ao número de 236 votos contrários ao projeto de lei. Bem como 220 favoráveis e 57 parlamentares que não se manifestaram.
Alguns parlamentares justificaram mudança de posicionamento por conta da leitura da versão final do parecer do relator que foi divulgado na última sexta-feira (28). Entretanto, a pressão popular teve grande influência nessa mudança de cenário. A mobilização contra o PL da Censura tomou conta das redes sociais na última semana. Além disso, o placar do PL da Censura foi amplamente divulgado por políticos e influenciadores em prol da liberdade (veja o placar em www.pldacensura.com).
A votação do mérito está prevista para a próxima terça-feira (02), mas a mudança de cenário pode provocar o adiamento da votação. Há especulações de que a votação não aconteça, nesta semana, por conta de viagem oficial do presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL). Por ser uma matéria polêmica, que envolve muitos interesses, dificilmente Lira deixará votar sem sua presença.