O movimento liberal Livres se manifestou contrário ao encontro de Lula com o ditador venezuelano Nicolás Maduro no Brasil. Maduro veio ao Brasil para a Unasul (União das Nações Sul-americanas), que reunirá chefes de estado de 11 países da região. Apenas o Peru não será representado por seu chefe de estado, mas enviará um representante.
A presença de Maduro no Brasil para essa reunião já poderia ser motivo de críticas por conta de seu regime antidemocrático. Situação que provoca há alguns anos a migração de venezuelanos para diversos paises, inclusive o Brasil. Mas a situação é agravada no momento em que o presidente Lula (PT) recebe Maduro além da cúpula, para reuniões com o ditador.
“Com toda questão nas negociações do Congresso, Lula se reunir com Maduro, para além da Cúpula de líderes da América do Sul, é um absurdo. Sinalizar para o mercado internacional laços com um ditador e ainda mais prejudicial para o Brasil e enfraquece o país fora, além de dificultar ainda mais o aceite do Presidente dentro”, disse Magno Karl, Diretor Executivo do Livres.