O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), deve agendar a sabatina do advogado Cristiano Zanin para ocupar vaga no STF. A indicação de Zanin para ser ministro veio pelo presidente Lula, que teve o advogado em sua defesa quando foi condenado pela Lava Jato. Caso o Senado aprove a indicação, Cristiano Zanin ocupará vaga que de Ricardo Lewandowski, que estava vazia desde abril de 2022.
O ministro Gilmar Mendes, do STF, usou as redes sociais para comemorar a indicação de Cristiano Zanin.
É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado @Cristianozaninm foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) June 1, 2023
Durante evento no Itamaraty, ao comunicar o nome do advogado, o presidente Lula disse que todos já esperavam por essa indicação. “Não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas porque ele se transformará em um grande ministro da Suprema Corte”, defendeu o chefe do Executivo. No entanto, esse motivo “da minha defesa” sofreu duras críticas da oposição.
O senador Sérgio Moro, que foi um dos principais condutores da Operação Lava Jato, também aproveitou para criticar a decisão de Lula.
A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano.
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 1, 2023