O jornal Metrópoles publicou uma notícia falsa sobre Deltan Dallagnol após cassação do seu mandato de deputado federal, nesta terça (6). A manchete estampa a seguinte frase “Após cassação, Deltan Dallagnol é flagrado isolado no plenário da Câmara”. O deputado federal Marcel van Hattem expôs a mentira nas redes sociais, dizendo que estava com Dallagnol no momento em que o fotógrafo pediu para fazer um ensaio fotográfico do deputado cassado.
“Mentira. Eu estava lá: as fotos foram tiradas exclusivamente a pedido do fotógrafo enquanto os demais deputados presentes, como foi o meu caso, foram ao fundo do plenário assistir ao ‘ensaio’ solicitado pelo jornalista. Fake news das brabas, hein? Estamos juntos com Deltan, contra essa cassação absurda, inconstitucional e ilegal”, reforçou o parlamentar gaúcho.
Além de Marcel van Hattem, Dallagnol estava acompanhado da deputada federal Adriana Ventura (NOVO/SP) e do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO). O deputado cassado recebeu ainda o abraço do deputado federal José Medeiros (PL/MT) e o cumprimento do deputado Coronel Meira (PL/PE).
Prêmio Boletim
Dallagnol concorre ao 6º Prêmio Boletim da Liberdade na categoria de Personalidade do Ano (2022). Jurista e político brasileiro, foi procurador da República de 2003 a 2021. Tornou-se conhecido por integrar e coordenar a força-tarefa da Operação Lava Jato, que investigou crimes de corrupção na Petrobras e em outras estatais. Foi responsável pela prisão de Lula e outros políticos, empresários e executivos de empresas. Em 2022 foi eleito deputado federal pelo PODEMOS, no Paraná, com 344.917 votos. Em 2023 teve o mandato cassado por decisão unânime e controversa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por fraude à Lei da Ficha Limpa.
Você pode votar nas oito categorias do Prêmio clicando neste link.