O Ranking dos Políticos realizou uma pesquisa entre os parlamentares para ter um termômetro sobre pautas como reforma tributária e a indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Na Câmara, 79,4% dos deputados federais estão otimistas com a aprovação da reforma ainda este ano. Já entre os senadores o otimismo é menor, com 61,9%.
Mesmo com a pressão de prefeitos e governadores, a maioria dos parlamentares acreditam que a reforma tributária deve unificar a cobrança de ISS e do ICMS. Sendo assim, 62,7% da Câmara e 66,7% no Senado Federal acreditam nisso.
Em relação aos impostos, os deputados ficam mais divididos. 57,8% da Câmara acredita que não haverá aumento de tributos para o setor de serviços; 61,9% dos senadores têm a percepção levemente mais favorável, segundo a pesquisa.
Sabatina de Zanin
A avaliação entre o Senado Federal e o poder Executivo é positiva para 42,9% dos senadores contra 38,1%, que avaliam de forma negativa. Enquanto 51% dos deputados federais avaliam como negativa a articulação com o Governo.
Está prevista para a próxima quarta-feira, 21 de junho, a sabatina de Cristiano Zanin no Senado. 52,4% dos senadores aprovam a indicação do advogado de Lula na Lava Jato ao cargo de ministro no STF. Outros 42,9% são contra, de acordo com a pesquisa.
O Ranking dos Políticos ouviu 102 deputados federais de 21 partidos diferentes e 21 senadores, de 13 partidos diferentes, respeitando o critério da proporcionalidade partidária. As entrevistas foram realizadas entre os dias 5 e 14 de junho de 2023, informa a Organização.