Mais de 20 autos de infração, com multas que chegam a R$ 63,5 mil, foram emitidos por pesca ilegal, em Aruanã, Goiás, no mês de junho, pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Leia também: Lula diz que quer priorizar empresas brasileiras em acordo com UE
Com o aumento do fluxo de turistas na região do alto do Araguaia, as equipes da Semad intensificaram as fiscalizações e apreenderam aproximadamente 90kg de pescado e resgataram uma tartaruga que havia sido capturada.
Houve aumento de 55% na emissão de autos por pesca irregular e de 96% no volume de pescado apreendido, comparando as duas últimas semanas de junho, na região.
Os fiscais também apreenderam equipamentos utilizados pelos infratores. Entre os equipamentos apreendidos estavam 16 varas, um carretel, seis redes, dez canoas, 11 motores, uma lancha, sete tanques de combustível, uma bateria, um celular e um revólver com cinco munições.
Para garantir que a pesca não comprometa o equilíbrio da biodiversidade em águas do território goiano, o pescador deve cumprir uma série de regras definidas pelo Governo de Goiás. Uma delas é possuir a licença obrigatória de pesca.