Gabriel Boric, presidente do Chile, criticou lideranças latino-americanas que insistem na posição pró-Rússia no conflito com a Ucrânia, durante a Cúpula Celac-UE nesta terça-feira (18).
Leia também: Lula diz que quer priorizar empresas brasileiras em acordo com UE
“É importante que a América Latina diga claramente que o que está acontecendo na Ucrânia é uma guerra de agressão Imperial, inaceitável e que viola o direito internacional”, disse.
Boric disse ainda que a declaração conjunta do evento está travada porque países não querem reconhecer que existe uma guerra na Ucrânia. O presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, participa do evento.
Internautas repercutiram as declarações do presidente chileno. “Até o Boric, que tem os dois pés esquerdo, conseguiu ser mais sensato que o Lula e condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia”, disse um dos perfis.
“Agora sim toda a esquerda-século-19 vai chamar o Boric de direita. Não só criticou a Rússia, como a chamou de “imperialista”. Na cabeça dos sabichões, só existe imperialismo americano e colonialismo europeu”, comentou um jornalista.