O índice de confiança dos brasileiros no presidente da República subiu para 50 pontos, mesmo com Lula tendo crises no ministério do meio ambiente, acabando com o programa de escolas cívico-militares e com a queda da ministra do Turismo por suposta relação com a milícia. Os dados são do Ipec, antigo Ibope.
De acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), que mede anualmente o nível de confiança dos brasileiros nas instituições, a percepção da população sobre o chefe do Executivo cresceu, e é a maior desde 2012.
Na lista com vinte instituições, o Corpo de Bombeiros é a mais confiável, com 87 pontos; seguido da Polícia Federal e das Igrejas, ambas com 70 pontos.
Nas últimas posições estão o Governo Federal, com 52 pontos; o Presidente da República, com 50; Sindicatos, marcando 48; e Congresso Nacional e Partidos Políticos, com 40 e 34, respectivamente.
A pesquisa também indicou a confiança dos brasileiros no poder Judiciário, que ficou na 14ª colocação com 53 pontos; e nos meios de comunicação, 12ª com 56 pontos. A imprensa marcou a mesma pontuação dos últimos três anos, de acordo com a pesquisa.