fbpx

Deputado quer que “vira-lata caramelo” se torne manifestação cultural imaterial

No projeto, o deputado afirma que pesquisas de diferentes instituições apontam cães sem raça definida (SRD) são maioria nos lares brasileiros
Vira-lata caramelo pode virar patrimônio cultural
Foto: Reprodução/Google

Compartilhe

O deputado Felipe Becari (União) apresentou um projeto de lei (PL 1897/2023) para tornar a expressão “vira-lata caramelo” manifestação cultural imaterial do Brasil. No projeto de apenas dois artigos, o deputado justifica a proposta citando dados atribuídos à Organização Mundial da Saúde (OMS) dizendo que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil.

Além disso, Felipe diz que, de acordo com pesquisas de diferentes instituições, cães sem raça definida (SRD) são maioria nos lares brasileiros. “O vira-lata caramelo é um símbolo da cultura brasileira e está presente em diversos aspectos da sociedade. Desde a música até a literatura, esses cães têm um lugar especial na cultura popular do país. Além disso, os vira-latas caramelo também são presença constante em filmes, novelas e séries brasileiras”, justificou.

No projeto, o deputado relembra que em 2020, após o lançamento da nova cédula de R$ 200, memes tomaram as redes sociais pedindo que o vira-lata caramelo fosse mascote no lugar do lobo-guará, pela sua importância cultural.

Recentemente ma comunidade de hip-hop deu início ao processo para declarar o movimento hip-hop como patrimônio imaterial do país. Veja aqui a matéria completa.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?