A criação de uma agência pública é uma das alternativas para a atual ministra do Esporte, Ana Moser, caso sua demissão aconteça. A agência atuaria na organização e participação das delegações brasileiras nas Olimpíadas de Paris em 2024.
A pressão dos parlamentares do centrão querem a substituição da ministra do esporte. Como se sabe, esses representantes costumam transitar entre os governos da direita, bem como da esquerda, oferecendo seu apoio em troca de cargos.
Alguns interlocutores da reforma ministerial afirmam que a pasta deve ser encabeçada por um ministro que alie visão política e boa comunicação com as medidas esportivas. Caso a demissão da ministra aconteça, deve assumir apenas os preparativos para as Olimpíadas em 2024.
As movimentações já começaram e a cúpula do Republicanos deu aval para que seus filiados negociem individualmente um eventual embarque no governo. O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) é um dos que está na lista para substituir a ministra Ana Moser no comando do Ministério do Esporte.