A Comissão de Educação aprovou um projeto que cria incentivos para o ensino de cirurgia robótica em instituições federais de ensino superior. O PL 942/22 é de autoria da deputada Carla Zambelli (PL/SP) e teve votação nesta quarta (2).
Segundo o texto, as instituições que aderirem ao Programa de Qualificação Acadêmica em Cirurgia Robótica terão acesso a recursos federais. Seja para comprar equipamentos, seja para formar professores. “A cirurgia robótica proporciona uma série de benefícios aos pacientes, sendo uma tecnologia em rápido crescimento e que consistirá no futuro da técnica medicinal cirúrgica”, defendeu Zambelli.
Após possível sanção do projeto, as regras de adesão e execução do programa deverão ser regulamentadas pelo Executivo em até 180 dias. A regulamentação deverá prever o fornecimento do treinamento inicial para número limitado de profissionais indicados pela instituição federal de ensino.
O projeto prevê que os estudantes das instituições federais de ensino superior que adquiram certificação em cirurgia robótica devem prestar serviços ao Sistema Único de Saúde nesta área. A matéria agora segue para debate na Comissão de Saúde.