A cerimônia de posse de Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal aconteceu na tarde desta quinta-feira (3). A ministra Rosa Weber realizou a abertura e teve ao seu lado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) e o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM/MG) também compuseram a mesa.
Parlamentares, senadores, ministros, ex-ministros do Supremo, embaixadores e personalidades também estiveram presentes. Cerca de 350 pessoas puderam acompanhar a cerimônia de forma presencial. Os ministros Gilmar Mendes e André Mendonça, conduziram o empossado até o plenário e em seguida o Ministro fez seu juramento. A cerimônia durou cerca de 20 minutos. em seguida, é de praxe que o empossado receba os cumprimentos em seguida de forma protocolar.
A escolha de Zanin por Lula jamais foi segredo, pois, desde que chegou ao Palácio do Planalto, admitiu que poderia optar pelo seu defensor — como o fez — no processo da Operação Lava-Jato. O martelo da indicação foi batido em uma reunião, na qual estavam o presidente, o advogado, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. No encontro, Zanin aceitou o convite.