Já imaginou poder escolher o melhor fornecedor de energia ou mais barato para a sua casa? Desde 1995, apenas grandes consumidores podem fazer isso. Eles avaliam as concessionárias do mercado, veem qual se encaixa com a empresa e conseguem um aval da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. Essa também pode ser uma realidade para todos os brasileiros, caso a Câmara dos Deputados aprove o PL 414/2021.
A proposta prevê que todos os consumidores, inclusive residenciais, tenham acesso a um livre mercado do setor. O problema é que, apesar de já ter sido aprovado no Senado, a Câmara dos Deputados deixou o projeto esfriar. A expectativa era votar depois das eleições, ainda em 2022, mas não aconteceu. A ideia é que a partir da aprovação na Câmara, o Brasil abra o mercado de Energia Elétrica e dessa forma melhore o setor, aprimorando as tarifas e reduzindo encargos tarifários.
De acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), hoje 10 mil consumidores brasileiros fazem parte do mercado livre de energia. Isso representa 0,029% do número de consumidores de energia no país.