O presidente da StandWithUs Brasil, André Lajst, foi alvo de atos de antissemitismo durante o I Simpósio da Liberdade em Manaus. O evento, realizado pelo Instituto Ajuricaba, aconteceu nesta quinta-feira (10) na Universidade Federal do Amazonas. A palestra de Lajst tinha como tema “Empreendedorismo em Israel”.
Durante o simpósio, manifestantes que não concordavam com as discussões em pauta, interrompiam o evento de forma agressiva e não pacífica. De acordo com a organização, os estudantes membros de partidos como PCdoB e PCB forçaram entrada no auditório e arremessaram pedras em Lajst.
O Instituto Ajuricaba repudiou falta de diálogo por parte dos manifestantes. Enfatizou a importância do respeito mútuo e da expressão pacífica de ideias em um ambiente acadêmico. “É inadmissível que a intolerância e a violência prevaleçam sobre o diálogo e a liberdade de expressão. Nossa sociedade deve ser fundamentada no respeito mútuo e no debate construtivo”, declarou Emanuel Morais, secretário institucional do instituto.
André Lajst, após sofrer ameaças e agressões, precisou de escolta das autoridades policiais para garantir sua segurança ao deixar o local. Enquanto isso, outro palestrante, Thiago Israel, levou um soco e foi ao chão. Entre os agressores estavam grupos partidários de esquerda que queimaram a bandeira do Instituto Ajuricaba.
Nesse sentido, o Instituto Ajuricaba espera que situações como essa possam “servir de alerta e incentivo para um maior compromisso com o respeito, a compreensão e o diálogo construtivo em todas as esferas da sociedade”.