O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou nesta quinta-feira (11) que o setor de serviços prestados subiu 0,2% em junho ante maio. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços. Em junho, o resultado do indicador foi revisto de +0,9% para +1,4%.
Com isso, o setor de serviços opera 12,1% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. 1,5% abaixo do ápice da série histórica do IBGE, atingido em dezembro do ano passado.
Dezesseis unidades da federação acompanharam o resultado positivo do país em junho na comparação com o mês anterior. Entre elas, os maiores impactos vieram de São Paulo (0,3%) e do Paraná (1,9%), seguidos por Distrito Federal (2,9%) e Minas Gerais (0,9%). Já a principal contribuição negativa veio do Rio de Janeiro (-2,4%).
Ao comparar junho de 2023 com o mesmo período do ano anterior, a pesquisa mostrou que o segmento de transportes, serviços complementares ao transporte e correio apresentou um crescimento de 4,7%, contribuindo majoritariamente para o resultado positivo geral.
Esse avanço está ligado, sobretudo, à elevação da receita de empresas nos setores de transporte rodoviário de carga, transporte aéreo de passageiros, armazenagem, transporte fluvial de carga e suporte marítimo e portuário.