O Governo Federal disse, neste sábado (19) que vai notificar a empresa 123milhas por dar apenas a opção de devolução de passagens aéreas suspensas através de vouchers e quer que a companhia ofereça opção de reembolso em dinheiro. A informação é do secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.
A 123milhas anunciou nesta sexta-feira (18) que não vai mais emitir passagens da linha Promo com embarques previstos entre setembro e dezembro de 2023. Os clientes afetados poderão solicitar reembolso através do site da empresa, que oferece vouchers com o valor da compra e correção monetária de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Por outro lado, Damous disse que a 123milhas não pode dar apenas vouchers e deve oferecer a opção de reembolso em dinheiro, mesmo que as compras tenham sido feitas em cartões de crédito, por exemplo. Por esse motivo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai notificar a companhia e exigir explicações.
Além disso, os vouchers poderão ser usados em até 36 meses contados a partir da data de solicitação. A suspensão afeta clientes que ainda não emitiram as passagens com viagens programadas entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Os clientes que já emitiram as passagens, poderão viajar normalmente.
Crise no setor?
Em abril deste ano, a empresa Hurb, antigo Hotel Urbano, cancelou reservas de hospedagens, após alguns hotéis e pousadas suspenderem reservas de clientes por falta de pagamento por parte da Hurb. O então CEO e fundador da companhia, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo após vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes circularem pelas redes sociais.