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Governo quer obrigar 123milhas a dar reembolso em dinheiro

Wadih Damous disse que a 123milhas deve oferecer reembolso em dinheiro, mesmo que as compras tenham sido feitas em cartões de crédito
Brasília (DF), 18/05/2023 – O Secretário Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Damous, faz balanço da Operação Caminhos Seguros, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, e fiscalização de preços de combustíveis.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

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O Governo Federal disse, neste sábado (19) que vai notificar a empresa 123milhas por dar apenas a opção de devolução de passagens aéreas suspensas através de vouchers e quer que a companhia ofereça opção de reembolso em dinheiro. A informação é do secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

A 123milhas anunciou nesta sexta-feira (18) que não vai mais emitir passagens da linha Promo com embarques previstos entre setembro e dezembro de 2023. Os clientes afetados poderão solicitar reembolso através do site da empresa, que oferece vouchers com o valor da compra e correção monetária de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Por outro lado, Damous disse que a 123milhas não pode dar apenas vouchers e deve oferecer a opção de reembolso em dinheiro, mesmo que as compras tenham sido feitas em cartões de crédito, por exemplo. Por esse motivo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai notificar a companhia e exigir explicações.

Além disso, os vouchers poderão ser usados em até 36 meses contados a partir da data de solicitação. A suspensão afeta clientes que ainda não emitiram as passagens com viagens programadas entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Os clientes que já emitiram as passagens, poderão viajar normalmente.

Crise no setor?

Em abril deste ano, a empresa Hurb, antigo Hotel Urbano, cancelou reservas de hospedagens, após alguns hotéis e pousadas suspenderem reservas de clientes por falta de pagamento por parte da Hurb. O então CEO e fundador da companhia, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo após vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes circularem pelas redes sociais.

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