Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, o presidente de honra do Progressistas, Francisco Dornelles. Em sua carreira, ele atuou como ministro, senador, deputado, secretário da Receita Federal, vice-governador e governador do Rio de Janeiro.
Dornelles nasceu em Belo Horizonte (MG). Primo de segundo grau do ex-presidente Getúlio Vargas, por parte de pai e sobrinho dos ex-presidentes Tancredo Neves e Castelo Branco, além de ter como tio Ernesto Dornelles, por parte de mãe, que já foi senador e governador do Rio Grande do Sul.
O político se formou em Direito e Finanças Públicas e foi secretário da Receita Federal no governo João Figueiredo, em 1979, durante a ditadura militar. Foi durante sua administração que foi criado o símbolo do leão como imagem representativa do Imposto de Renda e da instituição, presente até os dias de hoje.
Sua trajetória lhe rendeu, no último ano, 0 uma biografia chamada “O poder sem pompa”, escrita pela jornalista Cecília Costa. O livro relembra, a partir de depoimentos do próprio personagem, passagens da trajetória de Dornelles, uma figura querida nos bastidores do poder até por adversários políticos.
A informação do óbito foi confirmada pelo secretário de saúde do Rio de Janeiro, dr. Luizinho (PP-RJ).