A Câmara de Porto Alegre incluiu o Dia Municipal do Patriota no calendário de datas comemorativas da capital gaúcha. A comemoração será no dia 8 de janeiro. Essa data marca os atos nas sedes do Três Poderes em Brasília, após a derrota de Jair Bolsonaro.
A promulgação da proposta aconteceu no dia 7 de agosto, pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB). A proposição para celebração é do vereador Alexandre Bobadra (PL). Entretanto, o projeto de lei não faz qualquer menção à justificativa da data escolhida.
A proposta passou pelas comissões da Casa, não teve análise em plenário, e seguiu para sanção do prefeito Sebastião Melo em junho. Como não houve manifestação do chefe do Executivo dentro do prazo previsto, a matéria retornou ao Legislativo e foi promulgada por Sossmeier.
“O Brasil hoje enfrenta um perigoso processo de extinção do que é seu Patriotismo. São diversas as vanguardas de ataque: a mídia, o ensino, as entidades globalistas, as universidades, a cultura militante. É uma ação iconoclasta, que visa derrubar todos os símbolos que remetem à cultura brasileira e seus grandes feitos, sem necessariamente propor algo para substituir o vazio gerado”, Alexandre Bobadra (PL) na proposição do projeto.