O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que Israel abriu seu mercado para a carne de frango brasileira. Fávaro disse, em passagem pela 46ª Expointer, que o Brasil é o primeiro país a ter autorização de essa proteína para Israel.
Representantes do Mapa estão em Israel. Eles mantiveram, ao longo da semana, reuniões com autoridades sanitárias locais e realizaram visitas a estabelecimentos produtivos. O objetivo era coletar informações sobre o processo de produção seguindo os preceitos do judaísmo, ao qual as empresas exportadoras para Israel deverão aderir.
O ministro da Agricultura disse que o governo federal continuará tomando as ações necessárias para preservar o status sanitário, que gera oportunidades para os exportadores. “Até segunda-feira deve sair a medida provisória que regulamenta o uso dos R$ 200 milhões”, mencionou, citando o recurso alocado no Ministério da Agricultura para reforçar as medidas de controle da doença. Os recursos serão usados em ações para rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos.